Esta atividade tem como objetivo
visualizar célula animal e vegetal em microscópio óptico e
identificar estruturas celulares já estudadas em sala de aula. Participaram
desta atividade 64 estudantes da 1ª série do ensino médio do Colégio Estadual
Dr. Onério Pereira Vieira. Inicialmente os estudantes responderam quatro
perguntas objetivas (sendo duas delas qualitativas, onde os estudantes
estabeleciam uma nota de 1 a 5) e uma atividade que visava comparar a
perspectiva do estudante em relação a citologia através de dois desenhos, um
antes da atividade prática e o outro que foi realizado após a atividade
prática.
A
atividade experimental realizada estava relacionada a biologia
celular, assunto esse já tratado pela professora de Biologia de forma teórica
dentro da sala de aula. A prática
constituía-se na visualização de células animais (mucosa bucal e sangue de um
anfíbio) e vegetais (epiderme de cebola) em um microscópio ótico.
Os
estudantes foram levados até o laboratório de Ciências do próprio colégio, onde
já estavam preparadas lâminas com as células e colocadas em três microscópios
ópticos. Antes de realizarem a
visualização os alunos receberam uma breve explicação sobre o microscópio e
suas aplicações na Biologia. Em seguida os alunos foram direcionados até os
microscópios para visualizar as células. Para finalizar essa atividade os estudantes
fizeram um novo desenho demonstrando o que visualizaram no microscópio.
Os
estudantes demostraram um profundo interesse na atividade prática, o que
reforça o quão importante é esse recurso pedagógico para o processo de
aprendizado, por outro lado se mostraram um pouco tímidos perante o microscópio
o que ressalta a falta de conhecimento e prática. Alguns estudantes tiveram
dificuldades em reconhecer as organelas visíveis no microscópio confundindo as
estruturas apresentadas, acreditavam que cada célula era uma organela, pois em
sua maioria imaginavam conseguir visualizar a estrutura completa das células
assim como ilustrados em seus livros.
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