terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Investigando células animais e vegetais


Esta atividade tem como objetivo visualizar célula animal e vegetal em microscópio óptico e identificar estruturas celulares já estudadas em sala de aula. Participaram desta atividade 64 estudantes da 1ª série do ensino médio do Colégio Estadual Dr. Onério Pereira Vieira. Inicialmente os estudantes responderam quatro perguntas objetivas (sendo duas delas qualitativas, onde os estudantes estabeleciam uma nota de 1 a 5) e uma atividade que visava comparar a perspectiva do estudante em relação a citologia através de dois desenhos, um antes da atividade prática e o outro que foi realizado após a atividade prática.

A atividade experimental realizada estava relacionada a biologia celular, assunto esse já tratado pela professora de Biologia de forma teórica dentro da sala de aula.  A prática constituía-se na visualização de células animais (mucosa bucal e sangue de um anfíbio) e vegetais (epiderme de cebola) em um microscópio ótico.

Os estudantes foram levados até o laboratório de Ciências do próprio colégio, onde já estavam preparadas lâminas com as células e colocadas em três microscópios ópticos.  Antes de realizarem a visualização os alunos receberam uma breve explicação sobre o microscópio e suas aplicações na Biologia. Em seguida os alunos foram direcionados até os microscópios para visualizar as células. Para finalizar essa atividade os estudantes fizeram um novo desenho demonstrando o que visualizaram no microscópio.

Os estudantes demostraram um profundo interesse na atividade prática, o que reforça o quão importante é esse recurso pedagógico para o processo de aprendizado, por outro lado se mostraram um pouco tímidos perante o microscópio o que ressalta a falta de conhecimento e prática. Alguns estudantes tiveram dificuldades em reconhecer as organelas visíveis no microscópio confundindo as estruturas apresentadas, acreditavam que cada célula era uma organela, pois em sua maioria imaginavam conseguir visualizar a estrutura completa das células assim como ilustrados em seus livros.





Nenhum comentário:

Postar um comentário