segunda-feira, 29 de maio de 2017

Participação no Evento Promovido pela Universidade Federal de Góias - Campus Catalão - CECIFOP

O congresso ocorreu entre os dias 24 a 26 de maio de 2017, na sede da Universidade Federal de Goiás, na cidade de Catalão,GO. Este evento teve como objetivo proporcionar discussões, desenvolvimento, aprimoramento e o avanço da educação, na melhoria das práticas de ensino e da aprendizagem do ensino de Ciências. Além de fortalecer a interação entre os pesquisadores e professores de todos os níveis educativos das áreas do ensino de ciências e biologia.
Os bolsistas: Larissa Araújo, Kenned Fellype, Lucas Porto e Ana Claudia além de participarem do evento também publicaram resumos expandidos e realizaram a apresentação oral dos trabalhos “O USO DE PARÓDIAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA AS AULAS DE BIOLOGIA” e “EXPERIÊNCIAS DE ENSINO EM AULAS DE BIOLOGIA COM BOLSISTAS DO PIBID”, que podem ser acessados pelos links:


A apresentação de trabalhos em congressos possibilita aos bolsistas a oportunidade de aprimorar a habilidade de expressão oral e didática. Além de possibilitar a publicação dos resultados (produtos) das atividades desenvolvidas pelos mesmos durante sua vivencia como bolsistas do PIBID Comenta o professor Dr. Raoni Guedes, coordenador de área do PIBID de Biologia.
Essa afirmação e confirmada pelos relatos dos bolsistas:
Gostei muito da minha participação no evento CECIFOP. Acredito que com essa nova experiência eu possa enriquecer minha formação, fazendo com que minha atuação como futura Bióloga e até mesmo futura docente, seja mais ampliada e rica em novas metodologias de ensino, na qual tivemos exemplos neste evento. Foi possível conhecer diversos profissionais da área e que de maneiras diferentes nos ensinaram que a diversidade pode fazer a diferença, principalmente em sala de aula”. Larissa Araújo 5º período de Licenciatura em Ciências Biológicas.
A participação CECIFOP foi de grande importância para o enriquecimento dos conhecimentos, não só meu, mas como de todos que puderam estar presentes, foi abordado durante o evento à utilização de novas metodologias de ensino, ampliando o nosso leque de ideias para serem utilizadas em próximos projetos”. Kenned Fellype 3º período Licenciatura em Ciências Biológicas.
Não só a primeira experiência de apresentar um trabalho em um evento nacional, mas toda a estrutura do CECIFOP, desde o corpo organizador, palestrantes, e minicursos, me trouxe uma nova concepção sobre a formação à docência, pois proporcionou conhecimentos de muita relevância para minha atuação como bolsista do PIBID”. Lucas Porto ”3º período Licenciatura em Ciências Biológicas.
“Para mim o CECIFOP foi uma oportunidade magnífica. Eu não conhecia a estrutura de um evento nacional, e quem dirá apresentar oralmente em um congresso desse porte. Conheci muitas pessoas com as quais troquei informações para me auxiliarem na minha formação como docente, vi metodologias diferentes já pensando em como aplica-las dentro do PIBID. A minha perspectiva de aluna ainda estava ali, mas se apresentara de forma diferente; nessa perspectiva eu procurei compreender qual seria a minha melhor versão como docente, e pude perceber a responsabilidade de ser uma educadora”. Ana Claudia 3º período Licenciatura em Ciências Biológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário