quarta-feira, 31 de maio de 2017

Atividades do PIBID de Biologia: Atividade Prática “CÉLULA” e “ZOOLOGIA”

No dia 25 de maio de 2017 os bolsistas do PIBID de Biologia auxiliaram a professora Drª Flávia Assumpção Santana, docente do curso de Ciências Biológicas da UEG Campus Quirinópolis e coordenadora adjunta dos laboratórios do curso, em uma visita realizada pelos alunos do 9º ano do Colégio Estadual Juscelino Kubitschek, sob a supervisão da professora Mirna Helena, aos laboratórios do Campus. A visita ocorreu por volta das 08h00min da manhã, sendo uma turma de 21 alunos que foi dividida, para uma melhor logística.  Metade da turma conhecia o laboratório de Zoologia com o auxilio do bolsista Talles e da colaboradora Lidiane, a outra metade realizou atividade prática no laboratório Multidisciplinar onde as bolsistas Taís e Pietra abortavam o tema “Célula”, conteúdo esse que estava sendo trabalhado em sala com esses alunos.
No laboratório os estudantes ficaram cientes das normas de laboratório, conheceram as partes do microscópio óptico, bem como suas funções e fizeram um experimento clássico no qual eles recortaram uma parte de jornal e visualizaram no microscópio, podendo assim ver o poder de aumento de suas objetivas. Após esse experimento os alunos visualizaram lâminas de cortes histológicos de célula animal como: bexiga, músculo estriado esquelético, músculo cardíaco, esfregaço de sangue, esfregaço de anemia falciforme e por fim uma célula vegetal da célula de bulbo de cebola (preparada no momento) todas essas lâminas estavam dispostas em seis microscópios.
No laboratório de Zoologia o bolsista Talles e a colaboradora Lidiane mostraram para os alunos alguns animais como: serpentes, insetos, feto de mamíferos, anfíbios, animais taxidermizados, coleção de sementes e ovos. Acerca dos animais, os acadêmicos explicaram os procedimentos de como fazer as coleções entomológicas, como taxidermizar animais, sobre a coleção de ovos e os demais animais presentes no laboratório. Neste laboratório os alunos ficaram surpresos com o que viram e os mesmos faziam muitas perguntas.
“Essa visita dos alunos do Colégio JK foi um momento muito prazeroso, pois todos ficaram maravilhados com o que passaram a conhecer na prática sobre a célula e os animais que até então para eles era coisa que só haviam visto pela internet ou TV, principalmente animais como pinguim e tubarão. Além disso, percebi que algumas alunas demostram interesse pelo curso e até comentaram em fazer o mesmo, isso é bom, pois desde o 9º o aluno deve começar a conhecer diferentes aspectos e pensar no que querem fazer como um curso superior”, comentários da bolsista Taís Carvalho.
“A experiência adquirida com esta pratica é de muita valia para nós graduandos e bolsistas do PIBID, pois retrata a realidade da sala de aula, somando às experiências do estágio e das ações do PIBID na escola, conferindo mais segurança e preparação para atuação no campo da educação”. Comentário o bolsista Talles
“Considero que essa experiência foi boa, pois os estudantes colaboraram muito e não houve dificuldade de passar o conteúdo e responder as dúvidas que eles tiveram durante a explicação”. Comentário da Bolsista Voluntária Pietra Aline
Segundo o coordenador de área do Subprojeto PIBID de Biologia, professor Dr. Raoni Ribeiro Guedes F. Costa, atividades como esta são importantes para o treinamento, experiência e formação docente dos bolsistas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário