Como é o primeiro ano que o PIBID da biologia está nesta escola, os
acadêmicos bolsistas tiveram como atividades principais, em fevereiro, o
acompanhamento das aulas e organização do laboratório da escola, com o
professor Reile Ferreira Rossi, supervisor desse projeto. Esse acompanhamento
das aulas teve como objetivos conhecer as turmas, os alunos, a direção escolar,
bem como os outros professores e toda a escola.
Após essa atividade de conhecimento da escola como um todo e seus
agentes participantes, os bolsistas tiveram a oportunidade de conhecerem o
laboratório da escola e organizá-lo, para que atividades do PIBID da biologia
possam ser realizadas nele, ao longo de todo o ano letivo.
Os bolsistas comentaram sobre a participação deles como destaca o acadêmico
Lucas: “Mais que um primeiro contato como docente, as experiências no PIBID me
mostraram como é a realidade educacional da rede pública, e como esse “pilar
social” é importante para formação de cada individuo como cidadão, mudando
assim minha forma de enxergar o meio escolar.”
A acadêmica Ana Cláudia comentou: “O objetivo desta atividade foi
proporcionar uma melhor organização do laboratório, fazendo com que sua
utilização se torne mais prática e frequente. Ao decorrer da atividade, nós
bolsistas, pudemos avaliar e quantificar os materiais, dos quais, muitos podem
ser úteis para as próximas atividades.”
A acadêmica Taís também afirmou: “Esse primeiro mês de atuação do
PIBID no colégio Estadual Dr. Onério Pereira Vieira, foi um momento de grande
aprendizado para todos nós bolsistas. Durante a atividade de organização
do laboratório descobrimos a grande diversidade de materiais
pedagógicos que a escola possui, e que poderão ser usados nas atividades do
PIBID, desenvolvidas ao longo do ano.”
O acadêmico Kenned acrescentou: “Foi uma experiência diferente dá minha
rotina pois, com o pibid pude antecipar uma parte de como é ser um professor”.
O acadêmico Talles falou: “A intervenção do PIBID no laboratório da
escola teve por objetivo criar um ambiente mais organizado, característico e
propicio para realização de aulas práticas com mais frequência, podendo assim,
contribuir para o melhor desenvolvimento de algumas disciplinas, bem como
facilitar a realização de outas atividades mediadas pelo programa.”
O professor supervisor do colégio, Reile também falou:“Sou professor de
Biologia há 13 anos na rede estadual de educação de Goiás e sempre acompanhei
os estagiários do Curso de Ciências Biológicas, onde também sou professor, mas
esse ano tenho vivenciado uma experiência nova na condição de supervisor do
PIBID de Biologia. Percebo que os acadêmicos querem contribuir com a melhoria
da qualidade das aulas por meio de metodologias inovadoras. Nos momentos que os
bolsistas tiveram com os estudantes do Colégio Estadual Dr. Onério Pereira
Vieira, motivou a participação e despertou interesse pelo conhecimento. Estou
motivado a desenvolver, junto com os bolsistas, grandes e importantes projetos.
Por fim, quero lembrar que a diretora do Colégio Dr. Onério, a professora Simone,
manifestou seu interesse em acolher esse projeto na escola e sua equipe tem
dado todo suporte para o desenvolvimento das atividades, o que representa o
início de uma parceria de sucesso entre a escola e a universidade.”
Enfim, iniciativas do governo como o PIBID sempre são bem vindas para
melhorar a educação básica do país, a formação inicial e continuada de
professores, pois, elas representam importantes fontes de estímulos para todos
que vivenciam a educação nesse país, comenta a professora Wanessa Fialho, que
encerra suas atividades como coordenadora desse subprojeto.
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