sexta-feira, 17 de março de 2017

PIBID da Biologia inicia suas atividades no Colégio Estadual Dr. Onério Vieira


Como é o primeiro ano que o PIBID da biologia está nesta escola, os acadêmicos bolsistas tiveram como atividades principais, em fevereiro, o acompanhamento das aulas e organização do laboratório da escola, com o professor Reile Ferreira Rossi, supervisor desse projeto. Esse acompanhamento das aulas teve como objetivos conhecer as turmas, os alunos, a direção escolar, bem como os outros professores e toda a escola.
Após essa atividade de conhecimento da escola como um todo e seus agentes participantes, os bolsistas tiveram a oportunidade de conhecerem o laboratório da escola e organizá-lo, para que atividades do PIBID da biologia possam ser realizadas nele, ao longo de todo o ano letivo.
Os bolsistas comentaram sobre a participação deles como destaca o acadêmico Lucas: “Mais que um primeiro contato como docente, as experiências no PIBID me mostraram como é a realidade educacional da rede pública, e como esse “pilar social” é importante para formação de cada individuo como cidadão, mudando assim minha forma de enxergar o meio escolar.”
A acadêmica Ana Cláudia comentou: “O objetivo desta atividade foi proporcionar uma melhor organização do laboratório, fazendo com que sua utilização se torne mais prática e frequente. Ao decorrer da atividade, nós bolsistas, pudemos avaliar e quantificar os materiais, dos quais, muitos podem ser úteis para as próximas atividades.”
A acadêmica Taís também afirmou: “Esse primeiro mês de atuação do PIBID no colégio Estadual Dr. Onério Pereira Vieira, foi um momento de grande aprendizado para todos nós bolsistas. Durante a atividade de organização do laboratório descobrimos a  grande diversidade de  materiais pedagógicos que a escola possui, e que poderão ser usados nas atividades do PIBID,  desenvolvidas ao longo do ano.”
O acadêmico Kenned acrescentou: “Foi uma experiência diferente dá minha rotina pois, com o pibid pude antecipar uma parte de como é ser um professor”.
O acadêmico Talles falou: “A intervenção do PIBID no laboratório da escola teve por objetivo criar um ambiente mais organizado, característico e propicio para realização de aulas práticas com mais frequência, podendo assim, contribuir para o melhor desenvolvimento de algumas disciplinas, bem como facilitar a realização de outas atividades mediadas pelo programa.”
O professor supervisor do colégio, Reile também falou:“Sou professor de Biologia há 13 anos na rede estadual de educação de Goiás e sempre acompanhei os estagiários do Curso de Ciências Biológicas, onde também sou professor, mas esse ano tenho vivenciado uma experiência nova na condição de supervisor do PIBID de Biologia. Percebo que os acadêmicos querem contribuir com a melhoria da qualidade das aulas por meio de metodologias inovadoras. Nos momentos que os bolsistas tiveram com os estudantes do Colégio Estadual Dr. Onério Pereira Vieira, motivou a participação e despertou interesse pelo conhecimento. Estou motivado a desenvolver, junto com os bolsistas, grandes e importantes projetos. Por fim, quero lembrar que a diretora do Colégio Dr. Onério, a professora Simone, manifestou seu interesse em acolher esse projeto na escola e sua equipe tem dado todo suporte para o desenvolvimento das atividades, o que representa o início de uma parceria de sucesso entre a escola e a universidade.”
Enfim, iniciativas do governo como o PIBID sempre são bem vindas para melhorar a educação básica do país, a formação inicial e continuada de professores, pois, elas representam importantes fontes de estímulos para todos que vivenciam a educação nesse país, comenta a professora Wanessa Fialho, que encerra suas atividades como coordenadora desse subprojeto.



 



Nenhum comentário:

Postar um comentário